segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bancos em Portugal - uma nova relação.

A relação do cliente bancário com o seu banco mudou. Esta crise financeira que não é global (chineses e árabes continuam com bastante liquidez) veio alterar a forma como os bancos portugueses passaram a olhar os seus clientes.
O cliente tradicionalmente utilizador de crédito tem muito mais dificuldade em se financiar. A culpa não é só da falta de liquidez, mas também do maior controlo de risco que Banco de Portugal e convenções internacionais impõem.
No campo oposto, o aforrador passou a representar uma importância acrescida para os bancos. O cliente que poupa continua a ser a forma mais barata de financiamento para o banco. Actualmente, ainda mais barata com o advento do dinheiro escasso e caro no Mercado Inter-Bancário (a cedência de fundos entre bancos).
Resumindo, a estratégia é poupar para evitar necessidades de financiamento, não só porque é cada vez mais caro como também pela escassez do dinheiro. Por outro lado, o aforrador tem mais capacidade de negociação de taxas para os seus depósitos, assim como um leque alargado de produtos financeiros com taxas (muitas vezes garantidas) generosamente acima da Euribor.
Este artigo será desenvolvido brevemente.
Novos artigos sobre a nossa relação com os bancos serão publicados oportunamente.

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